Ovos de Páscoa Viva

19:22 Juliana A. Malhardes 5 Comments

Olá amig@s tod@s,
vim conversar sobre OVOS de PÁSCOA VIVA!
E escolhi começar essa conversa falando sobre a arte, no sentido de fazer, preparar os ovinhos de páscoa, mas também tudo mais que nos alimenta! Aprendi que o momento do preparo pode ser um precioso convite a estar no presente luminoso e em harmonia com tudo mais a minha volta.

E isso vem quando fico quietinha, presente conscientemente dos movimentos das mãos, atenta as sementes, aos ingredientes e focada no desenho que surge a cada forma, sinto a alegria de ser da presença viva.
Nesse estado mágico de “Aqui e Agora” tudo dentro e fora ganha outra dimensão e o sentimento de serenidade vem temperado da certeza de que tudo está e que tudo flui perfeitamente. Como preciosa prática luminosa, sigo praticando e compartilhando essas experiências vivas aqui com vocês!
Agora vamos aos OVOS DE PÁSCOA!
DSC09626 
É Pascoa! Tempo de Ovos feitos de muiiiito chocolate...rs Eita... Bem, nós podemos “manter” a “tradição” apenas mudando os ingredientes com muita criatividade e alegria de ser, que te parece? Eu adorava a brincadeira do Coelhinho da Páscoa, durante toda da vida vovó escondeu os ovos pra eu encontrar. Mas vamos combinar que coelho, ovo e chocolate, não faz muito sentido, né? (risos) Viva a fantasia! :O) Preparei ovinhos de Páscoa viva muito especiais para ofertar!DSC09621
DSC09657
Pra mim o verdadeiro presente foi abrir a Pascoa das pessoas com uma singela mensagem de uma Páscoa com vida dentro da gente! Ano passado fiz isso também e esse ano minha irmã já ligou pra cobrar o “ovinho vivo” dela, pense! Achei bonitinho ela curtir e pedir novamente, mas de verdade a Camille não é boba não, porque o doce é bão! Bão merrrmo!!! Prometo!
Como alguns de vocês sabem o Roger, meu pai, é um dos personagens mais engraçados das minhas muitas histórias no caminho da mudança de estilo de vida, né? Imagine que ele ainda não entende essa coisa da minha mudança alimentar e tudo mais que veio junto. Ele acha mesmo que eu sou muito complicada e ainda não entende como pude desistir da carreira de advogada pra ser “cozinheira” de mato...rs... Pode?
Hoje eu me divirto com as falas do Roger, tanto que vim compartilhar! Pense, tem uns 7 anos que eu, tecnicamente, não como chocolate, mas toda Páscoa ele tenta me dar um ovinho, um chocolatinho ou um bombonzinho...rs... Não é fácil pra ele...rs ainda...rs Ontem ele me ligou e a conversa foi assim:
  • Pai: Ju, tudo bem minha filha?
  • Eu: Tudo ótimo, pai! Tranquilo!
  • Pai: Filha, você come bombom?
  • Eu, rindo, pra não polemizar disse: Não, pai.
  • Pai: Nem chocolate?
  • Eu: Não, pai, mas se você tá procurando alguma coisa pra me dar na Pascoa, me dá beijo que eu adoro ganhar!
  • Pai - confuso, brincando: Quer saber eu vou te dar é umas palmadas pra você virar gente!
  • Eu: Pai, então me dá uma frutas! Você compra uma fruta e embrulha como se fosse um ovo e dá pra mim, mas marca logo da gente se encontrar porque fruta amadurece, tá pai? E estraga se demorar...rs Sabia?...rs...
  • Pai: Eu vou te dar sim! Vou te dar uma banana! Você vai ver...rs
  • Eu: Tá bom pai, eu adoro banana! E também amo você! A gente se encontra semana que vem! Bjs fica bem!
Então gente, é assim que é. O tempo passa, você muda, estuda, pesquisa, cresce, a família toda entende ou aceita, os amigos se acostumam, seu trabalho é reconhecido, mas o pai fica empacado, sem entender nada...rs

Pode ser que na sua vida tenha alguém assim também, como meu pai. Talvez seja um companheiro, um filho, uma mãe, um amigo que não entenda suas mudanças. O importante é a gente amar e aprender a deixar que eles sejam como são.

Se a gente não ajuda a mudar os hábitos alimentares dos outros a nossa volta, pelo menos podemos demonstrar como amar as pessoas como elas são! Agora o que dá pra mudar são os ovos! Esses a gente pode mudar! Pode até presentear! Eu fiz esse da receita a seguir. Fiz um maior e recheei com ameixa fresca que ele adora.

Pra mim, os ovos foram do Hortifruti, encontrei MELÃO ANDINO e BERINGELA ROXA e ainda CARAMBOLA (Fruta estrela)! Esses foram meus “ovais” e estrelas de Páscoa Viva! Os redondinhos daria até pra embrulhar num papel de presente, mas eu dispensei, afinal eles tem uma embalagem própria, sua pele natural que é linda, não é mesmo?! Fica a dica! Quem sabe você se anima pra dar essas belezas vivas de presente e fazer uma Páscoa diferente!?
DSC09692
DSC09694
DSC09697
DSC09700
Aliás, embrulhar gera muito resíduo, né? Mas dá uma sensação legal na hora de abrir. Hoje, logo depois do suco da manhã, brincamos de abrir os ovinhos que ficaram pra gente! E me dei conta da alegria de abrir essas embalagens, vá saber! Rs... É mais uma fantasia divertida que acompanha os dias de celebração.

Tá valendo...rs Pensendo em “redução” de geração de resíduos amorteci na qualidade do papel usando papel manteira e de seda, que nem precisei comprar. Pode ser um “papel de pão” honesto, sem estar amassadinho…rs ou algo assim. Cuidar, cuidar, cuida, somo todos seres de cuidado! Vamos praticar conscientemente nosso cuidado no dia a dia e viver mais plenamenta a alegria de SER.

Gratidão e uma Feliz Páscoa Viva para tod@s!
 
RECEITA DE OVOS DE PÁSCOA VIVA
DSC09644
Ingredientes:
  • 3 xícaras de amêndoas cruas
  • 3 xícaras bananas desidratadas picadas
  • 1 colher de passas claras
  • 1 xícara de cacau cru em pó
  • 1 colher de sopa de mel
Preparo:
  1. Germine as amêndoas deixando de molho na água por 24 horas. Depois retire a pele uma a uma, aproveite para relaxar, meditar ou conversar...rs
  2. Processe o cacau nibs (em pedados) cru até que fique em pó e reserve.
  3. Processe todos os ingrediente juntos até formar uma massa bem homogênea. Caso não tenha processador use um liquidificador e pile com ajuda de uma cenoura. Cuide para controlar a altura para que a cenoura não toque a hélice.
  4. Aglomere a massa com a mão formando bolinhas que podem ser recheadas com frutas arredondadas ou amêndoas germinadas.
  5. Modele em forma de “ovo” e pronto!
    Dica de substituição das sementes: você também pode usar sementes de girassol descascado germinado com 6 a 8 horas na água ou de nozes com 12 horas de molho na água! Ainda tá em tempo de brincar!
    Embalando: Escolhi embalar em papel manteiga e amarrei com fita. O maior amarrei com papel de ceda e lã lilás. Esse material eu tinha por aqui! Brinque com o que tiver!

DSC09641
Olha o ovinho já de roupinha, pronto pra celebrar a vida com muita vitalidade!
De gravatinha de lacinho de tudo!
Um pequeno luxo de tão simples que é!
DSC09650
DSC09842
DSC09854
Inté,
Juliana Malhardes
skype: Juliana.Malhardes


























Você também pode gostar de:

5 comentários:

  1. Oi Juliana, meu nome é Daniela, sou brasileira , mas moro na España e to adorando o su blog!
    Tive meu primeiro contato com a alimentaçao viva aí no Brasil há 10 anos com a ana branco numa oficina. Agora to aqui casada dois filhos e muita comida viva na minha cozinha! Nao faço 100% vivo mas to no caminho e me sinto muito feliz! Obrigada por compartilhar tantas coisas lindas nesse seu espaço gracioso! Luz! Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danirla,
      seja mui bienvenida aqui no CulináriaViva.com! Gratidão pelo carinho com nosso blog.
      O amor que recebo das pessoas através desse sítio virtual semeia a beleza que germina em forma de letras, fotos e pensamentos que compartilho aqui.Continue com a gente! Que tudo germine bem na sua vida, na sua CRUzinha viva e na sua linda família. Que o nosso blog seja sempre uma boa inspiração de vida para vc!
      Com amor,
      Juliana Malhardes

      Excluir
  2. Ju,
    Obrigada pelo carinho. Em verdade to indo mais além.. To buscando formaçao por aqui. Mas infelizmente nao existe uma escola maravilhosa como o terrapia. Encontrei um curso e começarei provavelmente em setembro. Com frequência faço postagens de experiências culinarias saborosas e lindas daqui de casa no facebook. Hoje mesmo um amigo me perguntou se eu dava aulas, daí indiquei vc e sua página. Sempre q chegue algo pra mim nesse aspecto posso encaminhar pra ti e assim te ajudo da maneira q posso e infinitamente te agradeço por esse trabalho lindo e inspirador q vc vem realizando. Foi lindo encontrar seu blog nesse momento da minha vida! Obrigada e muita sorte sempre!
    Com amor,
    Daniela de Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,
      gratidão por compartilhar o seu caminho aqui no CulináriaViva.com! :O)
      Desejo boa sorte no seu curso, se precisar lembre que ofereço orientação via webcam no skype ao vivo, ok?
      Mais uma vez agradeço seu carinho e sua presença aqui no blog, sigo semeando, siga colhendo, compartilhando e se inspirando por aqui, viu?
      Com carinho,
      Juliana Malhardes

      Excluir
  3. Amei! Sábado farei os meus embrulhadinhos no papel manteiga e de fita vermelha como os seus! te mando as fotos! Gratidão!!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana