Simples e prático, depende dos olhos de quem vive!

22:25 Juliana A. Malhardes 0 Comments


Hoje foi muito engraçado...
Cheguei na cozinha e falei pra minha querida ajudante: Cris flor, vou fazer algo bem simples pro almoço. Quando disse “simples” usei o tom de “prático”...rs Vou fazer um macarrãozinho, farofinha, saladinha e um purê bem temperadinho. Vai ser rápido!
Na hora eu lembrei: Iiiih, tem muito coco e tenho que aproveitar. Daí chegou o jardineiro e falei: Você pode abrir o coco? Ele topou, pegou o facão e foi pro quintal. Nesse instante eu não me aguentei de rir, pensando no meu conceito de “almoço simples”, que começa com alguém abrindo um coco com facão! Todo mundo riu quando consegui explicar minha risada…rs
Aiaia... Gente, comer comida viva realmente dá prazer. O prazer do encantamento de comer com beleza, muito sabor e bem estar. Aprendi que isso vale tudo! E que “simples” ou “prático” é algo que depende do meu ponto de vista. Assim só me resta agradecer a vida por eu seguir achando que nosso almoço foi bem “simples e prático”, apesar do coco. rs…
Vamos à receita?
O destaque do almoço de hoje foi o molho de leite de coco! Não se preocupe com o macarrão, em breve você vai poder comprar no portasaudevirtual.com.br e que pode ser substituido por repolho cru ralado beeeeem fininho. Coloque energia no molho, que como um consomê vegetal é divino!
De verdade essa receita começa mesmo com a gente subindo no coqueiro, com escada e facão em punho para colher o coco ontem! Mas como foi na véspera, colher o coco no pé não vai entrar no preparo da receita (risos).... Não me aguento de rir...Você pode colher no mercado mesmo que tá tudo certo...rs
Consumê de coco germinado com pimenta
Ingredientes:
1 coco (colhido no pé ou germinado)
A água do coco
2 pimentinhas mansas frescas (colhidas no pé ou não)
1 fio de azeite extra virgem
1 colher de sobremesa de missô claro ou sal a gosto
Preparo:DSC03001
1. Germine o coco deixando de molho por 2 semanas, trocando a água diariamente (é mais simples que plantar um coqueiro, pense!). Ou encontre um coco germinado no mercado, ele vem com narizinho branco. É lindo. Essa semana mesmo encontrei um no flash de Itacoatiara, pode ser que tenha mais por lá.
2. Agora esqueça que ele é lindo e abra o coco com ajuda de um martelo (pense…rs) e tire a carne com uma faquinha pequena (não pense..rs).
3. Liquidifique com a água do coco, mas se ela não estiver gostosa use 1 copo de água filtrada e vai dar tudo certo.
4. Acrescente uma colher de sobremesa de missô claro ou sal a gosto
5. Retire as sementes da pimenta, elas não serão usadas (a menos que queira que fique bem bem picante)
6. Liquidifique todos os ingredientes
7. Coe num coador de voal ou pano de prato limpo, aperte bem para extrair o leite.
8. Pronto!
Dica: se você pretender usar a farinha do coco para algo doce, liquidifique apenas o coco com água e tempere depois acrescentando a pimenta amassadinha e o sal. A farinha pode virar uma farofinha com alho poró ou acompanhar um prato de frutas, por exemplo. O leite de coco puro é MARAVILHOSO!
No almoço de hoje o leite de coco foi o molho do macarrão de algas temperado com shoyo, que acompanhou uma salada de brotos de girassol cultivados em casa, ao alho e azeite e um fermentado de repolho, farofinha de cenoura orgânica e purê de girassol descascado germinado. Tempo de preparo desse almoço: 30 minutos! Pense! É pratico…rs simples e até rápido. (risos)
Com carinho,
Juliana

Você também pode gostar de:

0 comentários:

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana