Vitamina de cacau com girassol descascado germinado

11:37 Juliana A. Malhardes 4 Comments

Amig@s tod@s,
Hoje trouxe uma dica de vida saborosa pro seu lanchinho da manhã, aquele da fominha que bate entre o suco do desjejum e o almoço! Desfrutem com viva alegria!
DSC09877
Ingredientes:
2 colheres de sopa de girassol descascado
2 colheres de sopa de cacau nibs cru
1 colher de sopa rasa de óleo de coco prensado a frio
1 colher de sopa de farinha de coco prensada a frio
3 bananas médias maduras
1 colher de café de canela
1 xícara de água
Preparo:
1. Germine o girassol de molho na água por 6 a 8 horas. Você também pode pensar que é apenas colocar na água anoite para comer ao logo do dia seguinte ou colocar na água pela manhã para comer até o final do dia. Sempre só dentro da água, sem ir pro ar! Assim dá tudo certo também, viu?
2. Dispense a água usada na germinação, lave e enxague as sementes apenas com água.
3. Liquidifique o girassol germinado (sem água), as bananas, o cacau, a canela e a nova água, até formar uma cremosidade homogênea.
4. Na hora de servir acrescente a farinha e o óleo de coco extra virgens, misture bem com ajuda de uma colher e pronto! Porque você vai acrescentar depois e mexer com a colher? Porque fica beeem mais gostoso e ainda preserva a estrutura do óleo de coco!
Palpiteria da Jú:
Esta semana descobrimos aqui em casa a farinha de coco crua, comprada pronta e uma delícia, pense! O produtor, que me indicaram com ótimas referências, informa na embalagem que é preparada em processo a frio e orgânico! Adorei a notícia e o sabor, mesmo pura ela é gostosa! Na vitamina de cacau ela deu um “lêlê” especial!
O “Óleo de Coco” anda super bem falado entre a turma que está ligada na alimentação com saúde, né? Cá entre nós, além de saudável ele é uma delícia, mesmo puro! Meu conselho é que na hora de comprar certifique-se de que seja prensado a frio.
Outro palpite importante é que se o produtor disser “orgânico” na embalagem você pergunte se é nome de fantasia ou uma informação sobre o produto! Essas perguntas ajudam aos nossos amigos fornecedores a lembrar que estamos ligados e fazendo escolhas conscientes!
Naturalmente você pode não ter em casa, nesse momento os esses ingredientes tão especiais marcados com “*”. Eu sei que são pouco comuns no nosso dia a dia, mas adoro trazer novidades para os meus queridos leitores amigos, certo? Portanto anime-se, porque essa receita também pode acontecer sem eles e ficar beeeem gostosa também! Experimente!
Tenho que lembrar que a banana orgânica costuma ter um custo bastante acessível nas feiras e o sabor é incomparável com o daquela produzida de maneira convencional! Pense! Procure por ela! Experimente! Compare e me conte!!!
Já que estou palpitando sobre os ingredientes, vou lembrar que o girassol descascado é aquele cru, comprado nas lojas de produto natural! “Tostado/salgado” (tadinho) não germina, lembra? E pra finalizar, tenho que dizer que sementes compradas a granel saem bem mais em conta! Sempre! A gente gasta mais alí, pouca aqui e assim vai!…rs
E que o nosso amigo cacau nibs é a semente do cacau, desidratada no sol e quebradinha, vendida pronta. Se você é um sortudo que tem um pé de cacau no seu quintal é só abrir a fruta, chupar a polpa das sementes e colocar as meninas pra secar no sol e pronto tá tudo certo, é cacau feliz também! Bem sequinho, você pode guardar num pote por um tempão e ir usando devagarinho, com moderação!!!

No mais, tenha um lindo fim de semana com alegria viva!
Inté,
Meu carinho,
Juliana Malhardes


























Você também pode gostar de:

4 comentários:

  1. Que Delícia Juliana, tô doida pra comprar esse cacau nibs, se não tiver na minha cidade, vou ver o site. Parabéns pela receita.
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elisângela!
    Gratidão por sua visita!
    O cacau nibs tem sabor de chocolate amargo. É muito interessante, dependendo das preparações fica mais ou menos intenso. No ovo de páscoa que fiz essa semana ficou bem suave.
    Sinto no corpo que o cacau dá muita energia, sugiro que você observe e escute seu corpo. Eu uso como moderação.
    Com carinho,
    beijo
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Juliana, que delícia descobrir esse espaço. Já vou colocar em prática essa receita para mim e meus filhos. Vi vendendo aqui perto de casa o cacau inteiro. Olhei, pensei, pensei e não levei, pois achei que não saberia o que fazer com ele. E aí vejo sua dica das sementes, adorei! Só tenho receio do sol não dar conta, pois não anda muito forte por aqui. Precisa deixar muito tempo? Se eu comprar o gergelim em casa de comida para pássaros, depois de germinado tenho que descascá-los? Um grande, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernanda, sinta-se muito bem vinda.
      Fico feliz que leve essas sementes para sua família.
      O tempo sempre depende da qualidade do sol.
      Nunca vi gergelim em casa de comida para passaros... Não sei como é na sua cidade, mas de qq forma ele precisa ser descascado! Já pensou quanto tempo para fazer um queijinho?
      Girassol compra-se sem casca em loja de produtos naturais, não em loja de pássaros.
      Comprar a peso sai mais em conta.
      Uma boa germinação para você!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana