Culinária Viva no O GLOBO

10:02 Juliana A. Malhardes 0 Comments

Receitas da Culinária Viva, por Juliana Malhardes, publicadas no O GLOBO de hoje – 30.06.12.

TORTA VIVA DE BANANA

INGREDIENTES: 2 xícaras de girassol descascado germinados; 2 xícaras de banana-passa picada; 2 colheres de sopa de cacau cru; 4 bananas maduras; e canela em pó sem açúcar.

MODO DE FAZER: Triture a banana-passa e as sementes germinadas para moldar a base e a lateral. Corte duas bananas em fatias finas para preencher a base. Para o recheio, misture duas bananas com o cacau cru e adicione canela a gosto. Decore o prato com rodelas de banana.

DICAS: Deixe de molho as sementes por uma noite até a hora do preparo e só liquidifique a banana na hora de preencher o recheio.

LEITE DE AMÊNDOAS GERMINADAS

INGREDIENTES: 1 xícara de amêndoas cruas sem sal; 1 xícara de água filtrada; 1 maçã com casca e sem sementes ou 3 tâmaras (sem sementes) ou 1 colher de sopa de mel.

MODO DE FAZER: Liquidifique todos os ingredientes até obter uma textura homogênea. Forre uma bacia com um pano limpo ou coador de voal, despeje o liquido, coe apertando com as mãos. Rende dois copos.

VITAMINA DE BANANA COM LEITE DE AMÊNDOAS GERMINADAS

INGREDIENTES: 1 copo de leite de amêndoas germinadas (ver receita anterior); 4 bananas maduras; canela a gosto.

MODO DE FAZER: Liquidifique todos os ingredientes. Rende três copos.

MACARRÃO DE ABOBRINHA VERDE

INGREDIENTES: 2 abobrinhas verdes médias; ½ xícara de molho shoyo; 2 colheres de sopa de manjericão fresco batidinho(picado bem pequeno).

MODO DE FAZER: Lave a abobrinha, retire o talo e não descasque. Use um ralador de mão simples para fazer os fios. Deslizando com suave pressão as lâminas de furo pequeno ao longo da abobrinha faça fios longos, tal qual de macarrão. Pique o manjericão fresco bem pequenino, depois dê batidinhas com a faca. Isso vai ajudar a mesclar melhor o aroma com os fios. Leve os fios de abobrinha a uma panela, acrescente o molho shoyo e o manjericão fresco batidinho e misture delicadamente pra não desestruturar os fios. Amorne. No prato, primeiro sirva uma porção dos fios e depois acrescente o molho de nozes com manjericão por cima sem cobrir totalmente. Decore com folhinhas de manjericão fresco, um fio mínimo de azeite extra virgem e salpique manjericão picadinho.

MOLHO DE NOZES COM MANJERICÃO FRESCO

INGREDIENTES: 2 xícaras de nozes; ½ xícara de manjericão fresco; 2 xícaras de água filtrada; ½ dente de alho pequeno; azeite extra virgem; sal à gosto.

MODO DE FAZER: Germine as nozes: deixe de molho em água limpa por uma noite ou até a hora do preparo. Se for preparar à noite coloque as nozes na água pela manhã do mesmo dia. Exangue as nozes e descarte a água usada na germinação. Observe como vai liberar gordura. Liquidifique as nozes germinadas, a água, o manjericão e o sal até obter uma textura homogênea. Amorne. Acrescente o azeite e misture. Leve a mesa numa panela ou louca aquecida e tampada.

DICAS: Experimente também o molho com saladas verdes e coloridas ou acompanhando pães e crackers.

DICAS

Amornar: é dar calor ao alimento sem comprometer sua vitalidade e preciosas enzimas digestivas.

Como amornar: Leve o alimento ao fogo na chama mínima dentro de uma panela. Com a mão em contato com o alimento faça movimentos constantes permitindo distribuir o calor de maneira uniforme. A sugestão é usar um afastador de metal para evitar o calor direto da chama com a panela ou simplesmente segure a panela pelo cabo com uma das mãos enquanto movimenta o alimento com a outra mão. Isso vai ajudar a ganhar tempo para uniformizar o calor com serenidade. A mão em contato com o alimento funciona como termômetro da vida. Quanto sentir que está suficiente amornado apague o fogo e retire a panela do fogão. Tampe para preservar o calor e leve a panela a mesa. Se preferir usar louça, aqueça a mesma com água bem quente antes de colocar o alimento. Isso irá ajudar a evitar perda de calor do alimento amornado.

Tempo: esse procedimento é muito rápido, pouquíssimos minutos que irão variar conforme a temperatura do ambiente e a quantidade de alimento.

Atenção: o azeite não deve ser amornado, apenas será acrescentado a comida quando a mesma for retirada do fogo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/niteroi/confira-as-receitas-de-opcoes-gastronomicas-da-culinaria-viva-5357889#ixzz1zHWTY5N8
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Você também pode gostar de:

0 comentários:

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana