Salada da Virada!

15:28 Juliana A. Malhardes 0 Comments

A virada do ano é como um momento mágico onde somos convidados a brindar a esperança de um novo ciclo de vida. Para fortalecer a fé de que as coisas vão melhorar, além de planos e promessas, essa festa é cheia de pequenas “mandingas”. Vale pular 7 ondas, jogar flores no mar, usar cores especiais, comer 7 uvas, lentilha, romã e muito mais. São muitas as brincadeiras para atrair saúde, sorte, amor, felicidade e prosperidade.

Nesse cenário uma das mais badaladas sementes é a “lentilha”. Os mais crédulos garantem que comer lentilha na virada do ano atrai prosperidade para o ano inteiro! Diz-se que a fama se deve ao fato do formato dessa semente guardar semelhança com o de uma moeda.

De uma coisa tenho certeza, a lentilha germina que é uma beleza! Com essa energia viva toda, ela vai trazer muita vitalidade para o corpo e para a vida. E naturalmente, com mais disposição e energia, vai ser mais fácil trabalhar com alegria e fazer a abundância germinar no dia a dia.

Bem, por aqui vou brincar também! E para a alegria dos amigos vou fazer essa receitinha de Salada com Lentilha Germinada para compartilhar na festa da virada!

Salada com Lentilha Germinada

Ingredientes:

· 1 xícara de sementes de lentilha (antes de germinar)

· ½ molho de alface crespa

· ½ molho de agrião

· ½  manga palmer picada em cubos

· 2 tomates frescos picados

· ¼ de abacate em cubos

· 1 xícara de abacaxi em cubos

· ¼ de xícara de caldo de limão

· ¼ de xícara de azeite extra virgem

· Sal a gosto

Preparo:

1. Germine:

Coloque a lentilha de molho em água limpa por 12 horas. (Lembre-se que ela dobra de tamanho quando bebe água, por isso coloque 3 partes de água para uma parte de lentilha).

Escorra a água. Lave a lentilha com água limpa pura, enxágue e coloque num escorredor de arroz. Lave pela manhã e anoite, mantendo sem água durante o intervalo das lavagens. Repita esse procedimento até ver sair o nariz branco na maioria delas. O narizinho branco é o sinal de que germinou e que está pronta para ser consumida.

2. Depois de germinada, coloque a lentilha numa bacia, complete com água, aperte com as mãos para soltar as cascas que naturalmente irão boiar. Vire a água para uma segunda bacia, usando uma peneira para coar as casquinhas soltas. Devolva a água para a primeira bacia e repita esse procedimento até retirar o máximo das casquinhas. Pronto!

3. Tempere a lentilha com azeite, limão, orégano e sal, que funcionará como um molho.

4. Lave e pique bem as folhas das salada, pique os demais ingredientes, arrume e decore o prato, aplique a lentilha/molho desenhando. Misture tudo na hora de servir.

Feliz ano novo para todos!

Que tudo de bom germine em nossos corações no ano que vai nascer!

Com carinho,

Juliana Malhardes.

www.culinariaviva.com

Você também pode gostar de:

0 comentários:

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana