O que são Alimentos Fermentados?

19:48 Culinaria Viva 0 Comments

Alimentos Fermentados estão classificados na categoria dos alimentos vivos, ou seja, alimentos ricos em vitalidade e enzimas digestivas. Cuja importância consiste em facilitar a digestão e assimilação dos nutrientes pelo corpo.  São “pré-digeridos”, o que significa que sofrem uma alteração que potencializa a qualidade de enzimas digestivas e bactérias pró bióticas na sua estrutura e que irá facilitar a digestão e assimilação dos nutrientes pelo corpo.

Na natureza os seres só acontecem e crescem em ambientes favoráveis, especialmente onde encontram alimentos interessantes.  Em ambientes mais ácidos, ou seja, as bactérias nocivas encontram ambiente favorável para seu desenvolvimento. Enfraquecendo as defesas do corpo, elas comprometem imunidade, alteram a capacidade cognitiva e criam um ambiente favorável para a ocasião de doenças diversas.

Para alterar positivamente a qualidade do PH no ambiente interno, no corpo como um todo, é recomendado o consumo de alimentos “alcalinizantes”. Aqueles promotores de ambientes favoráveis às bactérias que irão promover uma melhor qualidade na saúde do intestino e, por consequência, do corpo como um todo. Os chamados alimentos biogênicos e bioativos, ou seja, alimentos que geram vitalidade e que ativam a vida no corpo. Tendo potencializada sua carga de vitalidade o corpo terá maior facilidade em gerenciar suas funções naturais, especialmente a da desintoxicação. A desintoxicação é um processo natural onde o corpo diariamente elimina o excesso de toxinas produzido.

Observa-se que a medicina nutricional tem divulgado cada vez mais amplamente a prática conhecida por DETOX. Guardando o entendimento de que quanto mais facilitada a digestão e assimilação dos nutrientes pelo corpo, melhor será a qualidade da saúde, que se manifesta em forma de bem estar e saúde.

No DETOX o consumo de alimentos desintoxicantes (fora da Culinária Viva os Detox são baseados em alimentos não necessariamente vivos, mas que aliviam o esforço digestivo pelo corpo oferecendo condições favoráveis a desintoxicação) oferecem um  descanso da sobrecarga habitual que resulta em economia de energia que a inteligência do corpo irá aplicar na REGENERAÇÃO  da VIDA!

Muitos são os benefícios que decorrem desse processo. Destaco a melhora na inteligência emocional, nas funções cognitivas e uma maior capacidade de concentração e aprendizado.  Além de um sem fim de curas de doenças respiratórias, de articulações e outras consideradas crônicas e incuráveis. Na perspectiva da Promoção da Saúde, essa prática irá gerar uma agradável sensação de bem estar, acompanhada de uma visão de maior otimismo e entusiasmo para lidar com as questões cotidianas. Redução de conflitos nas relações e maior equilíbrio de humor são aspectos observados.

Os Alimentos Fermentados são ricos em bactérias pro bióticas e já fazem parte da cultura no mundo, são encontrados na forma de yogurtes, chucrutes e bebidas lácteas industrializadas ricas em lactobacilos vivos.  A Culinária Viva apresenta as versões vegetais desses “tipos culinários” em preparações livres de lactose, derivados de animais e açúcar, além de não conterem conservantes, aromatizantes e demais elementos próprios da indústria de alimentos. Totalmente livre de cozimento, os alimentos tem sua fermentação privilegiada.

O principal pro biótico utilizado na Culinária Viva chama-se Rejuvelac. Resultado das pesquisas realizadas pela Dr. Ann Wigmore, principal autora moderna sobre o tema “Alimentação Viva”, o Rejuvelac foi assim batizado por sua capacidade de regeneração da vida, que reflete na estética saudável, maior viso da pele, do cabelo e do corpo como um todo.

Rejuvelac:

Bebida fermentada a base de sementes germinadas ou vegetais. Possui um rica variedade de bactérias pro bióticas, que lhe confere um alto potencial de fermentação. Pode ser consumida pura ou utilizada como base para fermentação de sementes germinadas, legumes e verduras.  Utilizada nas preparações de yogurtes vegetais, pastinhas, queijinhos, chucrutes e outras, que não só promovem a saúde, mas enriquecem a Culinária Viva, tornando a rotina mais prática, interessante, criativa e saborosa.

No dia 20 de Setembro irei orientar um Curso de Culinária Viva Prático sobre o tema e espero contar com a sua presença. A atividade será realizada na Clínica Aghaton, no Bairro de São Francisco, Niterói/RJ. Para mais informações ou inscrições, por gentileza escreva para: culinariaviva@gmail.com ou envie sua mensagem via facebook.com/culinariaviva.
Att.,

Juliana Malhardes

Você também pode gostar de:

0 comentários:

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana