Como remover a pele do amendoim germinado?

17:33 Culinaria Viva 0 Comments




Antes de mais nada, vamos combinar que descascar amendoim pode ser uma missão inglória! Por isso vou dar algumas alternativas que vão te ajudar!

Escolha o amendoim certo pra sua disposição de descascar, vamos lá?

A opção mais rápida e prática seria encontrar um amendoim cru sem pele na loja de produtos naturais mais perto da sua casa. Os preços são equivalentes aos do mercado, pelo menos na minha cidade. Difícil é encontrar quem venda. Se você está em Niterói/RJ, adianto que sempre compro na Loja Empório Verde do Trevo de Itacoatiara!

Se você mora na Bolívia isso não é novidade, né?

Mas se você mora no Brasil, ainda vale a pena pedir ao responsável da lojinha onde você costuma comprar suas sementes para trazer esse produto para sua lista de possibilidades, certamente outras pessoas irão se interessar!

Se não funcionar, então continue lendo essa postagem, você vai precisar! kkkk

- COMO TIRAR A PELE DO AMENDOIM DE FORMA PRÁTICA! 

- Primeiro, você precisa germinar!
- O AMENDOIM BRANCO OU CAVALO para germinar basta colocar as sementes de molho na água por umas 6 horas ou por uma noite. É aquele que tem a pele rosada clarinha que também sai à toa, basta deixar de molho por uma noite que ela fica molinha e soltinha.

- O AMENDOIM GIGANTE é muito raro, no Sul do Brasil a gente encontra entre os orgânicos, mas vale a busca porque é gigante como o próprio nome diz, e a pele sai fácil fácil e ele é uma delícia, fresquinho... Tudo de bom!

- Assim como o AMENDOIM COMUM, aquele vermelhinho do mercado, que todo mundo já torrou um dia... (que vergonha! kkkk), coloque de molho em água filtrada por uma noite, depois coloque para tomar ar num escorredor de macarrão ou num vidro com a boca coberta com tule, virada pra baixo, num secador de louça, num angulo de 45 graus.  Lave pela manhã e anoite, até que a maioria das sementes coloquem um narizinho branco. Isso pode levar cerca de 48 horas. Só consuma se mais de 80% esteja com nariz, do contrário, descarte!

Moral da história, só o vermelhinho pequeno e o gigante precisa de verdade colocar nariz, ok? O Branco ou Cavalo desapega fácil da pele e, em geral, não coloca nariz, por isso nem precisa insistir, nem tentar...rs

AGORA VAMOS DESCASCAR? 

- Amendoim comum é o mais apegado a sua pele vermelha! Germinar ajuda muito a se desapegar...rs

COMO REMOVER A PELE DO AMENDOIM? 

  1. Germine no ar ou deixe o amendoim de molho por uma noite; 
  2. Pela manhã escorra a água da demolha e descarte essa água; 
  3. Coloque as sementes num coador de voal; 
  4. Quebre as sementes rolando um rolo de massa, não precisa triturar, basta quebrar de leve em 3 a 4 partes aproximadamente; 
  5. Coloque as sementes em uma bacia com água suficiente para cobri-las; 
  6. Agite para as casquinhas subirem até a superfície; 
  7. Vire essa água em outra bacia, MAS use uma peneira para colher as casquinhas que vão sair; 
  8. Retorne a água para a primeira bacia; 
  9. Repita o processo quantas vezes for necessário;
  10. O desejado é remover pelo menos 80% das peles! 


- MAS PORQUE DEVEMOS REMOVER A PELE DO AMENDOIM GERMINADO? 

Porque as peles de todas as sementes são um excesso de fibra (celulose) que não é aproveitado pelo corpo. Esse excesso pode causar gases em praticantes que já consomem fibras bastante no seu dia a dia. Você pode se perguntar se faz mal comer as fibras? Não mesmo, especialmente se sua dieta é pobre em fibras integrais.

Mas existe um outro motivo realmente importante para remover a pele, que são os FUNGOS! E isso é realmente importante, não queremos comer fungos, porque eles são causadores de verdadeiros problemas de saúde. Confie em mim, você não quer comer fungos!

Como podemos reconhecer os fungos no amendoim?

Eles são visíveis a olho nu, são pontos marrom e preto escuros, muitas vezes tem aspecto desagradável e podre. Descarte as sementes, não precisa descartar todo o lote, ok? Naturalmente se o numero de sementes com fungo for mais que 20%, você realmente está com um lote velho e muito ruim nas mãos. Descarte!

A boa notícia é que a versão já previamente despelada já vem pré-selecionada, por essa razão raramente encontramos um ponto de fungo desses!


Você gostou dessa dica? Ela te ajudou?
Por amor, deixe sua opinião e suas dúvidas nos comentários!

 Vivíssimas Beijocas
Juliana Malhardes

Você também pode gostar de:

0 comentários:

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana