Suco de Clorofila da Jú

outubro 01, 2019 Culinaria Viva 0 Comments

Vamos lá, “Da Jú”? Como assim? Não, não é metidez! Vou contar a história! 

É que essa “receita” ou esse “modo de fazer” é inspirada no SUCO DE CLOROFILA BRASILEIRO COM SEMENTES GERMINADAS do Terrapia - Alimentação Viva na Promoção da Saúde - Fiocruz, que por sua vez é uma versão brasileira Terrapiana, adaptada pra uma realidade com fundo social e inclusiva, do SHOT DE WHEATGRASS, Que é um sumo da grama do Trigo, ou seja, os brotos de trigo, aquela grama maravilhosa, é prensada a frio numa máquina própria, que pode ser um Omega Juice, que retira todo o sumo, eliminando as fibras grossas, sem oxidar nem um cadinho!

Buscando facilitar o acesso às pessoas que buscam a Promoção da Saúde, mas precisam fazer com os recursos reais cotidianos e ainda manter a memória afetiva de um suco gostoso o Terrapia amorosamente criou a fórmula mágica!

  ½ xícara de sementes germinadas + 2 maçãs médias (com casca e sem sementes) + 1 copo de folhas verdes comestíveis cruas diversas + erva aromática. 

Pode não parecer, mas essa fórmula dá margem a uma infinidade de possibilidades, que podem dar certo ou não. Então, depois de ter feito muitos sucos nada agradáveis eu tomei a decisão de ensinar a fórmula e dar uma receita que seja ao mesmo tempo: prática, inclusiva, acessível, gostosa e eficiente! 

E depois de muito conversar com a minha mentora e amiga, Dra. Maria Luiza Branco sobre essa decisão, ela apesar de achar que era “restritiva”, me apoiou desde que o nome fosse Suco Verde da Ju, mas depois de um tempo eu subverti e resolvi chamar de Suco de Clorofila da Ju! Porque entendi que é a clorofila que esse suco quer a clorofila sim, por isso tantos cuidados, maçã, coar no voal, retirar as fibras grossas, caprichar na quantidade de verde, então é um suco de clorofila!

Só que tô facilitando a vida das pessoas! kkkk Sim! Existe uma diferença entre suco verde e o nosso suco de clorofila! O foco no suco de clorofila é extrair a clorofila e o suco verde, é ser verde! kkkk Isso quer dizer que qualquer suco que use faça usando folhas verdes será um suco verde. Enquanto um Suco de Clorofila valoriza extrair o sumo de clorofila das folhas verdes e busca favorecer a absorção pelo corpo! No caso dessa receita não é diferente! Vamos lá!

E aproveita e me diga, se a facilita ou não essa receitinha mágica!

Ingredientes: 1/2 xíc. de sementes de girassol com ou sem casca 2 maçãs médias (fugi de preferência) 1/2 molho de chicória grande (escarola) 2 folhas de couve sem talo (pra não amargar) 1 galhos de aipo (salsão) grande ou hortelã ou menta ou poejo ou elevante 1 punhado de brotos opcional, mas muito legal!

Preparo: Como germinar a semente de girassol com casca. Sementes de ar devem ficar de molho por 8 a 12 horas em água filtrada e depois podem ir pra uma peneira e ser lavadas pela manhã e anoite em água corrente até que coloquem nariz, só vale se mais 80% das sementes germinarem. Se germinar e você não for lugar logo, coloque na geladeira em um pote com tampa e sem água por cerca de 48 horas.

Como germinar sementes de girassol descascado: Lave as sementes em água abundante e deixe de molho por uma noite ou de 3 a 6 horas e pronto! Despeje a água da demolha, lave em água abundante e use ou coloque em nova água filtrada e deixe na geladeira por 24 a 48 horas. Se possível trocando a água uma vez por dia.

Tudo certo, agora que você já sabe como germinar, vamos lá! 

1. Leve as maçãs picadas, com casca e sem sementes ao liquidificador, acrescente parte das folhas de chicória, ligue e pile com um legume longo (biossocador);
2. Quando virar um pasta cremosa, acrescente os demais ingredientes e liquidifique até virar uma pasta homogênea. Se sentir muita dificuldade acrescente água de coco ou água filtrada suficiente para ajudar a liquidificar.
3. Forre uma bacia com o coador de tecido de voal ou similar e coe com as mãos.
4. Consuma logo após o preparo. Não deve ser armazenado!
Rendimento: 1 copo grande, 600 ml.

Dicas:
- Evite substituir a maçã por outra fruta, porque ela não atrapalha na digestão do suco.
- Se tiver questão com o açúcar da maçã, substitua por Yakon ou se preferir não adoce e curta o sabor das folhas. Tem gente que aprecia.
- Evite consumir outros alimentos meia hora antes e depois da ingestão do suco.
- Experimente preferencialmente em jejum.
- Saboreie delicadamente e engula devagar, saboreando e deixando o corpo sorver o melhor da vida. - - Coloque suas intenções de cura e transformação enquanto aperta o seu suco.
- Valorize fazer seu próprio suco, se precisar e puder deixe pra delegar as tarefas de compra, lavagem de folhas e maçãs.
- Coar o suco é um benefício a mais pro seu corpo!
- Sinta-se a vontade para fazer substituições saudáveis, usando apenas folhas que podem ser consumidas cruas.
- As ervas com propriedades medicinais reconhecidas deve ser usadas com muita moderação. O girassol pode ser substituído por qualquer semente comestível germinada!
- Lembre-se é sempre importante estudar, nem todas as sementes são comestíveis germinadas, e nem todas as sementes comestíveis germinadas são comestíveis na forma de brotos!
- Portanto, dedique-se! É importante aprender pra mudar! Lembrando que as suas dúvidas e comentários aqui no blog e em todas as redes, canal, insta e face, podem virar conteúdo, artigos, vídeo, histories e até lives!
- Então, nada de timidez, escreve pra mim, conte sua experiência e tudo mais que você está descobrindo com a Culinária Viva! Vamos aprender juntos!
- Ah! Onde comprar coador de voal? Eu sugiro a www.lojagerminar.com.br. Os coadores que você encontra lá são produzidos por nós e são de excelente qualidade, acabamento e recebem muito amor e cuidado na sua confecção!
Até a próxima! 
Juliana Malhardes

Você também pode gostar de:

0 comentários:

Olá! Deixe seu comentário!
Vamos germinar juntos ideias vivas!
Com carinho,
Juliana